terça-feira, 28 de março de 2017

Sugestão de leitura

Carlos Fernando Varandas Nunes, para muitos é o Carlos Varandas e para a família é o Carlos Fernando. Nasceu em Moçambique em 1968, veio para Portugal em Novembro de 1974, indo viver 1 ano na aldeia dos seus Pais, o Adão. Como ele diz “ Nasci em Moçambique  mas sou do Adão",  adoptando Vila Mendo como a sua segunda aldeia.
É Profissional da Educação ( Não Docente) Formador, Técnico Superior de Higiene e Segurança, Dirigente Sindical, sendo neste momento Vice-Presidente do Sindicato Técnicos Superiores Assistentes e Auxiliares de Educação Zona Centro (desde o VI Congresso a 24 de Novembro de 2015), coordenador da formação do Sindicato. 
Mestrado em Gestão Administração Pública, pelo Instituto Politécnico da Guarda, Outubro 2013.
Pós- Graduação em Administração Pública, pela Escola Superior e Tecnologia e Gestão- IPG, Guarda 2011/2012. Pós - Graduação em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, na Universidade da Beira Interior- de 2 anos Letivos com defesa de Trabalho 2001/2002 e 2002/2003- conferindo-lhe o CAP de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho. Licenciatura em Ciências Administrativas, pela Universidade Fernando Pessoa – Porto,1999
Membro dos movimentos pela vida, tendo sido agraciado com a Medalha de Mérito da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa por Dom Duarte, Duque de Bragança, em 2007.

Os Predadores- Vítor Matos

Tudo o que os políticos dos grandes partidos fazem para conquistar o poder é o que o jornalista Vítor Matos se dispôs a estudar e a colocar em livro. O autor de "Os Predadores" revela a podridão que há no PSD e PS e explica como funcionam os caciques e as redes de influência nos referidos partidos. Faz uma investigação jornalística independente, o autor da biografia de Marcelo Rebelo de Sousa... Nascido em Grândola um ano antes da revolução de 74, passou 10 meses a investigar os podres nas eleições internas dos dois partidos que têm alternado na governação do país - PS e PSD - mas há mais de uma década que vem denunciando casos que fazem perigar a democracia em Portugal. O retrato traçado em "Os Predadores", que explica "tudo o que os políticos fazem para conquistar o poder", é desanimador para quem acredita na política: há histórias de eleições falseadas, troca de votos por cargos e favores, de políticos que se perpetuam no poder com muitas manhas. Neste jogo, não há inocentes, só culpados que "estão a matar a democracia em Portugal". Leia, se tiver estômago.
Chapeladas, manipulações e outras vigarices que os políticos fazem param conquistar o poder. Na luta pela sobrevivência, são os predadores mais aptos ou os camaleões mais dissimulados que têm vantagem sobre os ingénuos e os bem-intencionados. Como Relvas fabricou Passos Coelho através de uma rede de influências e recompensas. A clientela partidária de António Costa na câmara de Lisboa.
Uma investigação jornalística sobre os vícios do poder em Portugal. Os casos relatados foram escolhidos por serem exemplares, no mau sentido, e demonstram que os partidos têm de começar a mudar por dentro, para que a democracia não seja posta em causa.

1 comentário:

Anónimo disse...

nem todos os políticos serão corruptos mas que o poder e o querer manter-se no poder é como que um feitiço para muitos, lá isso é.