terça-feira, 11 de agosto de 2009

Rio Noéme

Existe um blogue que denuncia a poluição a que o Rio Noéme tem sido sujeito de há mais de vinte anos a esta parte. Crónicas do Noéme é o seu nome. O endereço: cronicas-do-noeme.blogspot.com Diz o autor: “ Tenho esperança que este espaço sirva de denúncias, desperte consciências e seja consequente na resolução deste grave problema ambiental que afecta o nosso concelho.E quanto à razão do nome ("Crónicas do Noéme")? muito simplesmente porque, numa atitude positiva e de lembranças, este seja um lugar onde todos possam deixar o seu Testemunho, as suas Memórias e as suas "Estórias" do Rio que é de todos”.
De facto, o Rio Noéme passa nos “domínios” de Vila Mendo, a 1km e pouco do centro da aldeia, pelo que as gerações mais velhas tiveram um contacto privilegiado com ele, numa relação íntima de trabalho ou de diversão. Não raras vezes, ouço contar como o rio era um espaço de convívio, um espaço onde se cimentavam relações, onde surgiam os primeiros namoricos, enfim.. e como é perceptível a nostalgia daqueles que vivenciaram todos esses momentos e o seu desgosto pela actual situação, miserável, do Noéme.
Estamos unidos a esta causa.

Apontamentos ( Festa de Santo André)

Nos próximos dias 21, 22 e 23 realiza-se mais uma festa de Santo André. Vão ser dias “complicados” e “duros”... São dias em que se revêem amigos, se recordam tempos idos, se confraterniza... Será aqui colocado o programa quando os mordomos o disponibilizarem.

Viagem

Devido à coincidência com as eleições legislativas, a viagem foi alterada para o fim de semana anterior. Deste modo a viagem será nos dias 19 e 20 de setembro. O programa mantém-se. O preço da viagem, em princípio, será de 37 euros por pessoa. Ainda há lugares disponíveis, por isso apressem-se a reservar um lugar; por certo não se vão arrepender. Um convívio salutar está garantido.